Troque isso por isso!

Ervas, especiarias e até mesmo o bom e velho sal de cozinha - este último em quantidade moderada - são sempre preferíveis a temperos industrializados. Um estudo de 2010 da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostrou que a maioria dos temperos prontos possui 70% da dose de sódio indicada para um dia inteiro 😱 Isso sem falar na ingestão de sal do brasileiro, que ultrapassa o dobro do indicado pela OMS.

Se você não aposta no caldo caseiro por achar que ele dá trabalho de fazer, hoje vamos te ensinar uma versão muito prática! Saboroso e mais saudável que o industrializado, o caldo de legumes caseiro serve de base para diversas preparações, como risotos, molhos e sopas. Para essa receita, vamos usar cascas e restos de verduras e legumes que costumamos jogar fora no preparo de algumas refeições. Uma receita também pensada no o% de desperdício de comida.

RECEITA CALDO DE VEGETAIS 🍅🥔🥕

2,5 Litros de água fria

02 Cebolas com pele, cortada em cubos

01 Cenoura com pele cortada em cubos

01 Talo pequeno de alho-poró cortado em rodelas finas

01 Tomilho

01 Louro

01 Salsinha inteira

1/2 talo do aipo em pedaços pequenos

01 Colher de sopa de sal grosso

01 Colher de sopa de pimenta do reino preta moída

Azeite ou óleo a gosto

PREPARO:

Em uma panela, colocar óleo ou azeite e os vegetais mencionados na receita até dourar. Depois, acrescentar água fria na mesma panela e cozinhar até reduzir a água colocada pela metade. Coe e fique com o caldo. Finalize o preparo congelando o caldo em porcões (formas de gelo são uma ótima opção) para usar depois quando precisar.

❗Todo nutriente é importante para o funcionamento perfeito do nosso corpo, inclusive o sódio, presente no sal. Entretanto, os temperos industrializados apresentam esse nutriente em quantidade excessiva, facilmente ultrapassando o limite máximo indicado de consumo ao dia.❗

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square