Desenvolvimento cognitivo.

Você sabia que uma boa alimentação tem papel importantíssimo no desenvolvimento cognitivo de uma criança? 😊


A preocupação com uma boa alimentação deve acontecer desde o início da vida e vamos te explicar o porquê.


🧠 Talvez alguns de vocês não saibam mas já na barriga (particularmente entre 24 a 42 semanas) o cérebro do bebê fica vulnerável a déficits nutricionais devido a rápida evolução dos seus processos neurológicos, incluindo a formação de sinapses e mielinização.


👧🏻 Na infância, crianças mal nutridas (ou seja, com alimentação insuficiente em quantidade e qualidade para aquele determinado período de vida), apresentam menor desenvolvimento cognitivo e motor, apresentando baixo desempenho escolar, inferior capacidade de concentração e perda de memória.


E, apesar de todos os nutrientes serem importantes para o crescimento normal das células neuronais, alguns deles tem uma importância maior no período fetal e neonatal.


Por isso, além de uma "boa dieta", é importantíssimo que gestantes e crianças consumam alimentos ricos em proteínas, zinco, ferro, colina, folato, iodo, ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa e vitaminas A, D, B6 e B12.


Esses nutrientes irão fornecer os blocos de construção necessários para que o cérebro possa crescer e se desenvolver com o seu máximo potencial.


Você tem alguma dúvida sobre esse tema? Comenta aqui pra gente!

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square