Desenvolvimento cognitivo.
Você sabia que uma boa alimentação tem papel importantíssimo no desenvolvimento cognitivo de uma criança? 😊
A preocupação com uma boa alimentação deve acontecer desde o início da vida e vamos te explicar o porquê.
🧠 Talvez alguns de vocês não saibam mas já na barriga (particularmente entre 24 a 42 semanas) o cérebro do bebê fica vulnerável a déficits nutricionais devido a rápida evolução dos seus processos neurológicos, incluindo a formação de sinapses e mielinização.
👧🏻 Na infância, crianças mal nutridas (ou seja, com alimentação insuficiente em quantidade e qualidade para aquele determinado período de vida), apresentam menor desenvolvimento cognitivo e motor, apresentando baixo desempenho escolar, inferior capacidade de concentração e perda de memória.
E, apesar de todos os nutrientes serem importantes para o crescimento normal das células neuronais, alguns deles tem uma importância maior no período fetal e neonatal.
Por isso, além de uma "boa dieta", é importantíssimo que gestantes e crianças consumam alimentos ricos em proteínas, zinco, ferro, colina, folato, iodo, ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa e vitaminas A, D, B6 e B12.
Esses nutrientes irão fornecer os blocos de construção necessários para que o cérebro possa crescer e se desenvolver com o seu máximo potencial.
Você tem alguma dúvida sobre esse tema? Comenta aqui pra gente!