Melhor Alimento.

Todo mundo sabe que o leite materno é o melhor alimento que um recém-nascido pode receber. Mas será que sabemos exatamente do que ele é composto?


👉🏼A questão é mais complicada do que parece. O que se sabe até então é que grande parte do leite é composto por água, especialmente no início da mamada. Mas, à medida que o bebê mama, o leite vai se tornando cada vez mais gorduroso. Além de água e gordura, a "receita" também leva vitaminas, açúcares, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, células-tronco e até microRNA.


👉🏼Foi Victora, professor emérito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que liderou, na década de 1980, o primeiro estudo do mundo a mostrar que a amamentação exclusiva (sem chazinho, sem água) até os seis meses de idade reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de óbito por infecções respiratórias nos bebês.


👉🏼Uma das explicações está justamente na composição mágica do leite da mãe, que não só fornece os nutrientes necessários ao crescimento da cria como tem substâncias capazes de protegê-la contra infecções.


👉🏼É o caso por ex. dos oligossacarídeos. Até pouco tempo atrás, não se entendia o porquê da presença desse açúcar no leite, já que ele não é absorvido pelo corpo do bebê. “Seu papel é atender as bactérias do microbioma, favorecendo o desenvolvimento de um tipo de flora essencial para um sistema intestinal saudável”, afirma Victora.


👉🏼Replicado em outras partes do mundo com resultados semelhantes, o estudo da UFPel levou a Organização Mundial da Saúde a divulgar, em 1990, a Declaração de Innocenti, orientando o aleitamento exclusivo até os 06 meses de idade. Interessante, não?


❗Novos trabalhos mostram que o impacto da amamentação continua a ecoar ao longo da vida adulta, influenciando fatores como a tendência à obesidade, o QI, a escolaridade e até a renda. É o que mostrou uma pesquisa feita pela equipe de Pelotas, que acompanhou a saúde de todas as crianças nascidas em 1982, 1993 e 2004 na cidade gaúcha.❗


O resultado foi publicado em 2015 pela revista científica The Lancet.


Marque no post alguém que também vai gostar de saber disso. 🤗


Fonte: Revista Super Interessante


#DiaMundialdaAmamentação


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square